terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fotografias: MACRO, Panorâmica e HDR


     Este é um exemplo da fotografia MACRO, a qual é utilizada para retratar pequenos seres e objectos que normalmente passam despercebidos no nosso dia-a-dia. Estes são fotografados no seu tamanho natural ou levemente aumentados através da aproximação da câmara ou fazendo uso de acessórios próprios.




       Aqui temos duas fotografias panorâmicas, que tentam capturar a paisagem tal como ela é.

    Actualmente, é possível fazer fotografias panorâmicas em qualquer proporção com o uso de câmara fotográfica, havendo software especial com tal finalidade, capaz de combinar várias fotos em uma única imagem, podendo atingir uma visão de 360 graus.



      Nestas vimos uma diferença enorme, apesar de serem a mesma foto.
      Mas o que significa HDR? Significa High Dynamic Range, o que corresponde a algo como Elevado Alcance Dinâmico.
“O Alcance Dinâmico é, basicamente, a quantidade de luz de diferentes intensidades que consegue ser gravada na nossa câmara.
Por outras palavras, é o trecho entre o valor mais escuro e o mais claro de uma imagem. A intenção desta técnica é representar precisamente nas imagens, desde as áreas mais claras - possivelmente iluminadas directamente por uma fonte de luz - até às mais escuras - possivelmente em sombras.
Ou seja, tenta captar o máximo de detalhes em luzes e sombra quanto for possível.

sábado, 8 de outubro de 2011

E se os neandertais não tivessem sido extintos?

Os neandertais foram uma espécie do género humano que viveu na Europa e na Ásia ocidental, durante um período de cerca de 130 mil a 30 mil anos atrás. Estereótipos de “homem das cavernas”, os neandertais tinham o topo da testa proeminente e inclinada, assim como pernas mais curtas e ombros mais largos.
As teorias de seu desaparecimento apontam para o Homo sapiens (nós) vencendo-os na disputa por comida e território na época em que a última idade do gelo chegou e selou seu destino.
Mas e se nenhuma dessas coisas tivesse acontecido e eles ainda povoassem a Terra? Neandertais poderiam ter persistido em alguns cantos da Europa, até mesmo nos tempos modernos, e é possível que eles tivessem a capacidade de pensar, falar e agir muito parecida com a nossa.

Porém, a hipótese fica apenas no plano das ideias, já que de acordo com Will Harcourt-Smith, professor da City University de Nova York e paleoantropólogo do Museu Americano de História Natural, “é muito mais provável que, mesmo que os neandertais tivessem sobrevivido à última era glacial, tivessem perecido de outra forma”.
Recentes análises genéticas mostram que euro-asiáticos modernos possuem de 1% a 4% de DNA de neandertais em seu genoma, indicando que as duas espécies podiam cruzar, e efetivamente o fizeram.
Os neandertais tinham uma população inicial muito menor do que a de Homo sapiens.
Por isso, a menos que os neandertais tivessem se limitado a procriar entre si, os humanos teriam se imposto e, a longo prazo, causado sua extinção. Se isso tivesse acontecido, nós teríamos ainda mais DNA neandertal e talvez – apenas talvez – alguns traços físicos deles.
Recontrução facial de um Homo neanderthalensis. Autor: Hermann Schaaffhausen


Há algo mais incrível do que conhecer as nossas origens? Descobrir as várias espécies que anteriormente habitaram o nosso planeta? E ainda a hipótese de cruzamento de genes entre elas?
Deixamos aqui, apenas um pequeno cheirinho do que posteriormente iremos postar acerca da origem do homem e das diversas teorias e hipóteses que andam nas bocas do mundo.








segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Uma visão nítida do sol

Esta foto “fogosa” é a imagem mais nítida já feita do sol. Esta mostra detalhes impressionantes da nossa grande estrela, como uma notável mancha solar escura na parte inferior da imagem e numerosos grânulos em ebulição, que se parecem com grãos de milho e aparecem na parte superior da foto.
A imagem foi feita em 2002, com o uso do Telescópio Solar Sueco, que fica nas Ilhas Canárias.
A imagem em alta resolução foi obtida usando sofisticados adaptativos ópticos, sobreposições de imagens digitais e outras técnicas de processamento, para acabar com o efeito de borrão que surge com a atmosfera da Terra.
Atualmente, o sol está a ser cruzado por um grupo de manchas solares tão grandes que podem ser observadas por qualquer observador cauteloso, mesmo sem uma ampliação como essa.
 Fonte: [NASA]


Achamos interessante partilhar uma visão mais nítida do sol, uma vez que a olho nu a imagem desta estrela se apresenta de forma bem diferente.
Esta foto resulta de várias técnicas avançadas, algumas das quais qualquer pessoa pode executar (não de corpos extraterrestres com tanta nitidez, mas de paisagens) de forma a retratar com mais rigor o mundo que nos rodeia, revelando vários pormenores que até então não havíamos atentado.