sábado, 8 de outubro de 2011

E se os neandertais não tivessem sido extintos?

Os neandertais foram uma espécie do género humano que viveu na Europa e na Ásia ocidental, durante um período de cerca de 130 mil a 30 mil anos atrás. Estereótipos de “homem das cavernas”, os neandertais tinham o topo da testa proeminente e inclinada, assim como pernas mais curtas e ombros mais largos.
As teorias de seu desaparecimento apontam para o Homo sapiens (nós) vencendo-os na disputa por comida e território na época em que a última idade do gelo chegou e selou seu destino.
Mas e se nenhuma dessas coisas tivesse acontecido e eles ainda povoassem a Terra? Neandertais poderiam ter persistido em alguns cantos da Europa, até mesmo nos tempos modernos, e é possível que eles tivessem a capacidade de pensar, falar e agir muito parecida com a nossa.

Porém, a hipótese fica apenas no plano das ideias, já que de acordo com Will Harcourt-Smith, professor da City University de Nova York e paleoantropólogo do Museu Americano de História Natural, “é muito mais provável que, mesmo que os neandertais tivessem sobrevivido à última era glacial, tivessem perecido de outra forma”.
Recentes análises genéticas mostram que euro-asiáticos modernos possuem de 1% a 4% de DNA de neandertais em seu genoma, indicando que as duas espécies podiam cruzar, e efetivamente o fizeram.
Os neandertais tinham uma população inicial muito menor do que a de Homo sapiens.
Por isso, a menos que os neandertais tivessem se limitado a procriar entre si, os humanos teriam se imposto e, a longo prazo, causado sua extinção. Se isso tivesse acontecido, nós teríamos ainda mais DNA neandertal e talvez – apenas talvez – alguns traços físicos deles.
Recontrução facial de um Homo neanderthalensis. Autor: Hermann Schaaffhausen


Há algo mais incrível do que conhecer as nossas origens? Descobrir as várias espécies que anteriormente habitaram o nosso planeta? E ainda a hipótese de cruzamento de genes entre elas?
Deixamos aqui, apenas um pequeno cheirinho do que posteriormente iremos postar acerca da origem do homem e das diversas teorias e hipóteses que andam nas bocas do mundo.








Sem comentários:

Enviar um comentário