segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Uma visão nítida do sol

Esta foto “fogosa” é a imagem mais nítida já feita do sol. Esta mostra detalhes impressionantes da nossa grande estrela, como uma notável mancha solar escura na parte inferior da imagem e numerosos grânulos em ebulição, que se parecem com grãos de milho e aparecem na parte superior da foto.
A imagem foi feita em 2002, com o uso do Telescópio Solar Sueco, que fica nas Ilhas Canárias.
A imagem em alta resolução foi obtida usando sofisticados adaptativos ópticos, sobreposições de imagens digitais e outras técnicas de processamento, para acabar com o efeito de borrão que surge com a atmosfera da Terra.
Atualmente, o sol está a ser cruzado por um grupo de manchas solares tão grandes que podem ser observadas por qualquer observador cauteloso, mesmo sem uma ampliação como essa.
 Fonte: [NASA]


Achamos interessante partilhar uma visão mais nítida do sol, uma vez que a olho nu a imagem desta estrela se apresenta de forma bem diferente.
Esta foto resulta de várias técnicas avançadas, algumas das quais qualquer pessoa pode executar (não de corpos extraterrestres com tanta nitidez, mas de paisagens) de forma a retratar com mais rigor o mundo que nos rodeia, revelando vários pormenores que até então não havíamos atentado.



Sem comentários:

Enviar um comentário