terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Satélite irá limpar o espaço

Fonte: ESA | NASA | Image Science & Analysis Laboratory, Johnson Space Center | Analytical Graphics, Inc. 

A Terra está cercada por uma nuvem de mais de meio milhão de pedaços de lixo espacial, de foguetes do tamanho de autocarros até lascas de tinta. Mas, orbitando a velocidades incríveis, qualquer pedacinho pode ser um perigo para as operadoras de satélite, ameaçando até a Estação Espacial Internacional. Impõe-se a tomada de medidas para controlar este mal.
Todas as vezes que dois objetos colidem, transformam-se em milhares de outros. Para combater esta crescente dor de cabeça, cientistas suíços e engenheiros anunciaram o lançamento da CleanSpace One, um projeto para construir o primeiro dos satélites de limpeza, que irão ajudar a limpar o espaço.
Uma vez que, quantos mais restos se acumulam, mais colisões entre satélites e lixo são esperadas, gerando um efeito em cadeia.
O CleanSpace One está sendo desenvolvido no Centro Espacial Suíço. O desafio é o sistema que vai segurar um objeto que gira ao redor da Terra a 28 mil quilómetros por hora.
Achamos interessante partilhar esta crescente preocupação em combatermos o lixo que produzimos, tomando responsabilidade desta forma pelos nossos atos, em vez dos ignorarmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário