quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Maravilhas Geológicas II




     Na língua turca, Pamukkale significa Terra de Algodão. As rochas têm uma aparência concêntrica e quase branco puro, dando à paisagem um aspecto etéreo. As águas termais provocam o derrame de carbonato de cálcio, que se solidifica e forma uma estranha e quase orgânica estrutura. Essa maravilha geológica é um dos grandes destaques da Turquia, e também o local da antiga cidade de Hierápolis.




Erebus é um dos maiores vulcões ativos na Terra. Este atinge cerca de quatro quilómetros acima do nível do mar, e é conhecido pelo seu lago de lava persistentemente ativo. Gases quentes viajam através das fissuras do vulcão, transformando-se em gelo ao entrar em contato com as baixas temperaturas da atmosfera. O resultado é um complexo sistema de cavernas de gelo por toda a montanha.



Para quem não sabe, um géiser é uma nascente termal que entra em erupção de tempos em tempos. Parece coisa de outro planeta ou de algum filme de ficção científica, mas não é preciso ir tão longe: essa maravilha geológica está em uma propriedade particular em Nevada, nos Estados Unidos, daí não ser tão conhecida. O local foi criado em 1916, quando os proprietários perfuravam um poço e acidentalmente atingiram uma bolsa geotérmica, resultando em um géiser.




Danxia significa nuvem rósea, e consiste em um relevo formado por arenitos avermelhados, que sofreram erosão ao longo do tempo. O resultado é uma paisagem constituída por montanhas e falésias curvilíneas, além de muitas formações rochosas incomuns. Este fenómeno geológico singular pode ser visto em vários lugares da China.
Fonte:OurAmazingPlanet 


    A actividade geológica do nosso planeta contém uma capacidade impressionante em moldar o horizonte e capacitá-lo de uma beleza estonteante.  Por vezes, deparamo-nos com paisagens saídas de contos de fadas ou meros mitos urbanos. No entanto, a ambição desmedida do Homem põe muitas vezes em risco a conservação destes locais. Então mais uma vez cabe aos cidadãos mais conscientes, compartilhar um apelo à não destruição da natureza e daquilo que temos de melhor no nosso planeta, a maior parte delas formações geológicas de beleza ímpar.

Sem comentários:

Enviar um comentário