quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nuvens acima do Monte Rainier



      Estas nuvens incomuns são muitas vezes confundidas com OVNIs, devido à sua forma estranha. Mas estas não são nenhum sinal de vida alienígena, e sim um tipo especial de nuvem, chamada de lenticular, devido à sua curiosa forma de lente.
     Nuvens lenticulares tendem a formar-se em grandes altitudes, normalmente alinhadas num ângulo reto com a direção do vento. A foto acima foi tirada por Peter Murray, e as nuvens aparecem acima do Monte Rainier, no estado norte-americano de Washington.
     Essa nuvem é formada quando o ar quente e húmido corre para a superfície de uma montanha ou serra. A topografia da montanha força o ar para cima, que o resfria e condensa, transformando-o em nuvem.
      Quando o ar cai de volta para o outro lado da montanha, ele seca e a nuvem começa a se dissipar. As nuvens têm muita humidade e a sua aparência pode fazer qualquer um pensar que irá vir muita chuva por aí, mas elas nem sempre são sinónimo de água. 



      É interessante percebermos como a nossa percepção se encontra, a maior parte das vezes errada.  Sendo curioso a quantidade de vezes que observamos um fenómeno e não sendo possível classificá-lo ou explicá-lo recorremos sempre à mesma explicação, um OVNI. Quantas vezes terá o Homem observado um fenómeno geológico, e erradamente ter assumido que este fosse algo extraterrestre? Como lição podemos aprender que não devemos nomear certas coisas sem termos certezas.

1 comentário: