terça-feira, 29 de novembro de 2011

Elaboração de uma fita cronostratigráfica

“A ideia que cada pessoa tem sobre o tempo baseia-se na vida média de um ser humano. Deste modo, torna-se difícil visualizar e entender a real dimensão do tempo geológico. É fácil conceber o espaço de tempo que corresponde a um século ou, até mesmo, a um milénio, mas esta tarefa torna-se muito mais difícil quando o intervalo de tempo é da ordem de milhões ou bilhões de anos.Alessandra Midori


       No âmbito da disciplina de Geologia, elaborámos uma fita representativa do tempo geológico, o que  nos proporcionou uma maior compreensão do conceito "tempo". Esta fita usufrui de cerca de 5 metros, divididos em Éons, Eras e Períodos, os quais devidamente assinalados e pintados, comportam os mais importantes acontecimentos vivenciados em determinado tempo, como por exemplo, extinções em massa, glaciações, aparecimento de novas espécies, entre outros. Cada milímetro corresponde a um milhão de anos.
        Após a realização deste trabalho entendemos realmente quão extensa é a vida do nosso planeta azul, e quão insignificante a nossa existência representa nele. A percepção do tempo do ponto de vista humano, assim como a duração de um ser humano face à idade da Terra, torna-se uma piada em relação ao tempo geológico.

1 comentário:

  1. Esta fita que nos deu bastante trabalho, mas ficamos com um grande conhecimento de acontecimentos passados.

    Parabéns!!
    Continuem com o bom trabalho!!

    ResponderEliminar